terça-feira, 9 de março de 2010

Plano Municipal do quê?

Parabéns! Você não sabia, mas nos próximos dias você vai decidir como será a política educacional de São Paulo ... para os próximos 10 anos (ou mais).

Você não sabia porque devia estar fazendo outra coisa quando alguém decidiu por você. Não quiseram te incomodar. Mas agora vão.

Sabe o que é? Estabeleceram um prazo (29 de março) para você opinar sobre o Plano Municipal de Educação de São Paulo. Pois é, da cidade que você provavelmente mora e pela qual supostamente educa.

Mas não se preocupe, tem um texto para subsidiar o debate. São apenas 100 páginas.

Ficou surpreso! Pelas 100 páginas, ou porque o texto já estava escrito?

Calma! Você vai ter tempo, pode-se usar a misteriosa jornada pedagógica dos dias 18 e 19 de março, que ao final das contas veio sem proposta nenhuma de SME.
Como pode ser que nem mandem o texto (com 100 páginas), veja o link para baixar (estava no portal de SME – a gente que se distraiu) http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/pme/TEXTO_PME.pdf

Sarcasmo a parte, lembrei que o meu sindicato não me chamou para discutir ou sequer me alertou do prazo exíguo. E o seu?

Como as entidades participaram, inclusive das regras, infelizmente o governo vai dizer que foi super democrático.

Democracia representativa, talvez. Participativa, nunca. Não participamos, somos apenas correia de transmissão. Diretores, CPs, docentes e apoios. Somos apenas aqueles, responsáveis últimos pela efetivação da educação esperada e pela consolidação do tal plano. Somos só isso. Ah. A população deve ser consultada. Talvez lhes interesse. E você será responsável pela participação desse segmento.

Plano Municipal do quê mesmo?

Como pregar a abstenção só resultará no que lhes interessa, vou fazer uma proposta.

Leiam o texto, ao menos segmentos fundamentais. Vocês poderão se cadastrar como seguidores, ou simplesmente, poderão publicar comentários.

Você pode usar meu endereço eletrônico para mandar suas contribuições. pme-sp@ig.com.br Vou publicá-las, inclusive as minhas, bem como as nossas (do CEI). Nos dias 18 e 19 teremos, se as pessoas contribuírem com suas ideias, várias propostas no blog para auxiliar na discussão.

Vamos usar a tecnologia para romper as barreiras que querem nos impor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.