quarta-feira, 3 de março de 2010

Serra, o metrô e a falência no transporte

Se Serra assumir sua candidatura em março, deverá iniciar sua campanha com a inauguração da Linha 4 do Metrô (totalmente privatizada), cujo escandaloso caso do buraco de Pinheiros matou 7, desabrigou dezenas e completou 3 anos sem punições e com as CPIs barradas pelo Governandor. Imunizado de ataques pela grande mídia (veja no Azenha como a mídia esconde a calamidade no transporte), Serra tentará projetar a imagem de um grande feito, ocultando que a maior cidade da América do Sul sofre com um dos mais caros, caóticos e ineficientes sistemas de transporte do continente. O Brasil de Fato apresenta um especial sobre o transporte paulistano com números que revelam atraso, desinteresse e incompetência da gestão tucana. E não dá para por a culpa em antecessor. Depois de 16 anos de governo nas mãos do PSDB, mesmo com a linha 4, serão construídos apenas 28 km além dos 63 existentes. Além de muito inferior, se comparado atualmente com Santiago (84 km) e Cidade do México (202 km), mesmo com a obra tucana totalmente entregue, São Paulo terá 120 mil habitantes por quilômetro de metrô construído, quase o dobro de Santigo do Chile (64 mil) e quase 3 vezes o da Cidade do México (43 mil).
Na velocidade tucana igualaremos o sistema mexicano em 2084. Mas hoje os R$ 2,65 que pagamos são superiores (em Reais convertidos) cerca de 70% sobre os chilenos, e, pasmem, 850% a mais que os mexicanos (9 vezes e meia os cerca de 28 centavos pagos lá). Abaixo veja alguns quadros comparativos do Brasil de Fato e leia mais na matéria original.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.