terça-feira, 8 de junho de 2010

Economia cresce a 9% | Viomundo - O que você não vê na mídia

8 de junho de 2010 às 15:24

Economia cresce a 9%

08/06/2010 – 10h16
Economia cresce 9% no 1º tri e bate recorde na comparação anual

Da Redação, em São Paulo (UOL)

A economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010 em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que representa a maior alta desde 1996, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

A atual série histórica do IBGE começou em 1995 com uma mudança na metodologia de cálculo. A primeira comparação usando o novo sistema foi feita a partir de 1996 e mediu o crescimento em relação a 1995.

Em relação ao último trimestre de 2009, o PIB cresceu 2,7%, o que representa a maior expansão desde o primeiro trimestre de 2004.

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma das riquezas produzidas por um país durante um determinado período de tempo. A sua variação anual reflete o quanto a economia produziu a mais, ou a menos, que no ano anterior.

Nas duas comparações, a indústria foi destaque de alta: de 4,2% ante o quarto trimestre de 2009 e de 14,6% frente ao mesmo período do ano passado.

A agropecuária cresceu 2,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior e 5,1% na comparação anual. O setor de serviços se expandiu, respectivamente, 1,9% e 5,9%.

A formação bruta de capital fixo –um indicativo de investimento– avançou 7,4% na comparação trimestral e 26% na anual (maior ritmo da série), influenciado, principalmente, pela produção interna de máquinas e equipamentos.

O IBGE verificou também que as exportações tiveram alta de 1,7% e as importações de bens e serviços registraram acréscimo bem mais expressivo, de 13,1%.

Os fortes dados foram conhecidos um dia antes de o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar sua decisão sobre o juro básico brasileiro, atualmente em 9,5% ao ano. Pesquisa da Reuters na semana passada apontava expectativa de aumento de 0,75 ponto percentual.

Economia cresce a 9% | Viomundo - O que você não vê na mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.