sábado, 24 de julho de 2010

AGPPs de CEU discutem seu futuro


Apesar de conhecer o desejo dos AGPPs, faltam propostas concretas pelo Sindicato para encaminhar ações políticas

A matéria abaixo foi publicada pelo Boletim do SINDSEP (julho de 2010, pg.8). Corresponde a uma pesquisa feita com 53 AGPPs de 19 CEUs e indicou o desejo da maior parte dos companheiros de ter a opção de transformar o cargo em ATEII e integrar no quadro e carreira dos profissionais da educação. A matéria do sindicato não deixa claro quais são as ações que serão tomadas doravante, se é que há alguma proposta. Uma vez indicado o desejo, cabe o encaminhamento de ações políticas, ou correm os AGPPS, o risco de sofrer o mesmo destino dos Agentes de Apoio. O pessoal do Nível Básico passou por uma enorme pesquisa realizada pelo sindicato indicando a necessidade de rever seu plano de carreira, mas depois de 3 anos, nenhuma organização dos trabalhadores se deu e os mesmos estão desmobilizados e sem perspectiva.
AGPPs de CEU discutem seu futuro
Os AGPPs de CEU, que estão em uma difícil situação nos CEUs, pois estão em uma unidade da Secretaria de Educação porém não são da carreira da educação, e isto leva estes servidores a não terem direito a alguns benefícios existentes na educação. Foi organizada uma pesquisa com estes servidores, pelo Sindsep, e abaixo segue o resultado que será apresentado ao secretário de Educação, assim que conseguirmos agendar a reunião.

  • CEUs que responderam a pesquisa: 19 (Aricanduva, São Rafael, Inácio Monteiro, Perus, Meninos, Alvarenga, Campo Limpo, Jambeiro, Pêra Marmelo, Azul da Cor do Mar, Três Lagos, Rosa da China, São Carlos, Cidade Dutra, Casa Blanca, Veredas, V. Curuça, Butantã e Jaçanã)

  • AGPPs que responderam a pesquisa: 53
    1 - Existem ATEs na Gestão do seu CEU?
    (11 CEUs) SIM - (8 CEUs) NÃO

    2 - As funções desenvolvidas são similares às do AGPP?
    (10 CEUs) SIM - (9 CEUs) NÃO

    3 - Os AGPPs trabalham após as 19h?
    (9 CEUs) SIM - (10 CEUs) NÃO

    4 - Indique qual das propostas abaixo você entende ser a ideal (Obs.: A soma das respostas é maior do que o número de AGPPs que responderam a pesquisa porque vários responderam mais de uma alternativa).

    A (5) Transformação do cargo de AGPP para ATE II, mantendo o direito de quem não quiser se transformar continuar nos CEUs como AGPP.
    B (41) Transformação do cargo de AGPP para ATE II, abrindo transferência para outras secretarias para os AGPPs que não quiserem se transformar.
    C (10) Equiparação de direitos (adicional noturno após as 19h, salário base e incorporação da GAE) sem transformação de cargos.
    D (13) Transferência para outras secretarias de todos os AGPPs de CEU, ficando o quadro apenas com ATEs.
    E (01) Caso tenha outra proposta, formule abaixo(Transferência para outras secretarias dos AGPPs que não queiram continuar trabalhando nos CEUs).

3 comentários:

  1. DEIXE-NOS EM PAZ. QUEREMOS AUMENTO DE SALÁRIO QUE SUPERE O ATE, UMA VEZ QUE SOMOS DA CARREIRA ADMINISTRATIVA DA PMSP CUJA FORMA DE PROVIMENTO EXIGE FORMAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO, SENDO QUE O ATE EXIGE SOMENTE O ENSINO FUNDAMENTAL. ISSO É REGREDIR. QUEREMOS EQUIPARAÇÃO SIM COM O NIVEL SUPERIOR, UMA VEZ QUE QUASE TODOS OS INTEGRANTES DA CARREIRA DE NÍVEL MÉDIO POSSUEM ENSINO SUPERIOR.
    SOLICITO QUE ESSA ASSOCIAÇÃO ESTUDE MELHOR E ENTENDA UM POUCO MAIS A NOSSA CARREIRA.

    ResponderExcluir
  2. NÃO QUEREMOS EQUIPARAÇÃO COM O CARGO DE ATE UMA VEZ QUE É UMA CARREIRA ESPECÍFICA DA EDUCAÇÃO E O CARGO EXIGE SOMENTE O ENSINO FUNDAMENTAL, ENQUANTO QUE A CARREIRA DE AGPP É MAIS AMPLA COM EXIGENCIA DE ENSINO MÉDIO. É PRECISO CORRIGIR ESSA DISTORÇÃO E NÃO EQUIPARAÇÃO.
    A MAIORIA DOS AGPPS POSSUEM ENSINO SUPERIOR E DEVE SER PLEITEADO UMA EQUIPARAÇÃO PARA CIMA E NÃO NIVELAMENTO POR BAIXO.
    ESSA ASSOCIAÇÃO DEVERIA PROCURAR CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A CARREIRA DOS AGPPs E NÃO FICAR PROPONDO ESSE ABSURDO.LUTAR É PRECISO, TODAVIA NECESSÁRIO SE FAZ CONHECER E ENTENDER MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. Companheiro(a), Parabéns pela manifestação. Creio que não deva mesmo ser obrigatória a transformação de cargo (e por lei não pode ser, mesmo) em uma eventual mudança da lei que permita os AGPPs migrarem para a carreira da educação. No entanto, deve-se respeitar o desejo de AGPPs que participam da atividade sindical e que levantaram essa demanda e se por ela desejarem lutar. Afinal, se 77% de 53 pesquisados manifestaram o interesse, não podemos nem acusar o sindicato por não conhecer o que pensam os AGPPs. O problema que eu apresento aqui é que não basta fazer pesquisas. É preciso organizar os AGPPs para que façam o debate. Afinal o(a) companheiro(a) anônimo(a) tem todo o direito de um espaço para manifestar seu pensamento divergente. O objetivo desse blog é justamente este, dar vazão a essa necessidade de diálogo que os servidores sentem já que o sindicato tem fechado as portas para qualquer discussão. Também concordo deve haver o debate sobre a questão salarial e de carreira dos AGPPs que envolvem um número muito maior do que os lotados em CEUs, e que vai além da educação. Disponho esse espaço para o debate até que a direção mude a política que adotou para lidar com os servidores, ou até que os servidores mudem a direção, pelo voto.

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.