domingo, 28 de novembro de 2010

Alckmin acena com mudanças na educação paulista

Brasilianas.Org
Enviado por luisnassif, dom, 28/11/2010 - 09:34

Folha de S.Paulo - Alckmin já sinaliza mudanças na educação - 28/11/2010

Alckmin já sinaliza mudanças na educação
Governador eleito quer ajustar progressão continuada e universalizar ensino fundamental

Carlos Cecconello - 16.nov.2010/ Folhapress

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO
O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pediu à equipe de transição prioridade na análise de projetos que quer transformar em marcas de sua gestão.
Estão na lista de Alckmin desde propostas alardeadas por ele durante a campanha até pontos vulneráveis da administração, que alimentaram o discurso de seus adversários nas eleições.
Na cúpula da equipe de transição, por exemplo, é consenso que o governador fará modificações na política educacional do Estado. O formato da progressão continuada deverá ser revisto, e a universalização do ensino fundamental será uma meta.
A qualidade do ensino estadual foi criticada durante a campanha. Por isso, Alckmin estaria "decidido" a elevar os índices de avaliação dos alunos de escolas públicas.
Já na cota das grandes promessas de sua campanha, o Via Rápida para o Emprego deve ganhar dotação específica no Orçamento de 2011.
O programa irá oferecer cursos rápidos de qualificação profissional para áreas que sofrem com falta de mão de obra especializada, como a construção civil.
Para isso, será necessário fazer ajustes no Orçamento de 2011, em tramitação na Assembleia Legislativa. A missão de modificá-lo caberá ao deputado estadual Bruno Covas (PSDB), relator da peça e aliado de Alckmin.

NOVA PASTA
Grande novidade do próximo governo, a Secretaria de Gestão Metropolitana está em fase final de elaboração.
A pasta será criada por Alckmin para coordenar políticas municipais e estaduais de saneamento, transporte e habitação e terá foco nas três regiões metropolitanas do Estado: Baixada Santista, Campinas e Grande SP.
Elas somam 67 municípios, são responsáveis por cerca de 70% do PIB de São Paulo e 80% da população.
Segundo aliados, deverá prevalecer o formato que prevê a criação da secretaria e a nomeação de um comitê intersecretarial, responsável por pensar e coordenar a execução das políticas públicas
Entre os nomes que circulam como candidatos a chefiar essa nova pasta estão notórios aliados de Alckmin: os deputados federais José Aníbal, Edson Aparecido e Emanuel Fernandes, todos do PSDB.
Para outra área estratégica, a Segurança, Alckmin sinalizou a aliados que trabalhará para pacificar as relações entre as polícias Civil e Militar. As duas corporações se confrontaram em 2008, durante o governo de José Serra, e a reconstrução da relação será prioridade.
Há, por exemplo, uma avaliação de que as equipes de inteligência das polícias Civil e Militar poderiam atuar de forma mais integrada.
Também pela disposição em promover esse trabalho passará a decisão sobre o nome que chefiará a pasta, hoje um problema para o governador eleito.
Chegou à imprensa a versão de que a cabeça do atual titular, Antonio Ferreira Pinto, estaria a prêmio. Aliados de Alckmin atribuíram ao secretário a divulgação de que haveria um lobby para que ele saísse da chefia da pasta.
O governador eleito teria se sentido pressionado. Segundo pessoas próximas, o tucano entendeu que, se deixar Ferreira Pinto no cargo, passará a impressão de ter cedido a apelos feitos via imprensa. Se substituí-lo, no entanto, terá que lidar com rumores de que cedeu ao lobby contra o secretário.
Na próxima semana Alckmin deverá liberar a segunda lista de nomes que ocuparão o novo governo estadual. Há ainda previsão de uma terceira leva de anúncios, em dezembro, com os últimos nomes da nova gestão.
O tucano deverá reservar para este último comunicado pastas em que ainda encontra problemas, como Educação, Segurança e Fazenda.
Até hoje, quatro secretários foram apresentados: Sidney Beraldo (Casa Civil), Admir Gervásio (Casa Militar), Giovanni Cerri (Saúde) e Linamara Battistella (Direitos da Pessoa com Deficiência).

Alckmin acena com mudanças na educação paulista | Brasilianas.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.