quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lula coloca reforma política em pauta para 2011 e prefere Constituinte exclusiva

Os Amigos do Presidente Lula
quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Na entrevista aos blogueiros no Palácio do Planalto, o Presidente Lula adiantou algumas prioridades para 2011, após deixar o governo, e que fará parte de nossa agenda de embates na blogosfera.
Disse que, num primeiro momento, precisará "desencarnar" da Presidência, e fará uma "quarentena", descansando.
Como líder político, fora das amarras do cargo da presidência, pretende dedicar a destravar a reforma política, pois é um problema nacional e dos partidos, por isso nada tem a ver com ingerência no governo Dilma.
O Presidente disse que a reforma tem que sair, não pode esperar mais, porque não dá para moralizar a política continuando com esse sistema de financiamento privado de campanha. Ele reafirmou sua posição em favor do financiamento exclusivamente público, com cada partido tendo sua verba, e se virando com ela.
Lula disse que se engajará na reforma política, começando por mobilizar seu partido, o PT, e debater com os partidos aliados de esquerda, que ainda resistem às propostas apresentadas durante seu governo.
Ele disse preferir uma Constituinte exclusiva, à parte do Congresso Nacional para executar essa reforma.
A constituinte exclusiva evita que os interesses de curto prazo de um mandato de cada parlamentar sobreponha aos interesses permanentes da nação.
Este blogueiro lembrou que agora é possível que até líderes oposicionistas que ficaram sem mandato, venham a se interessar por uma Constituinte exclusiva, da qual poderiam participar e voltar a exercer protagonismo político. O encolhimento da oposição no Congresso também tira um pouco do interesse dela em travar esse debate no parlamento.
Esclarecer o Mensalão
Essa preocupação com financiamento de campanha voltou a ser comentada indiretamente nos bastidores, após a transmissão ser encerrada. Enquanto tirava fotos com os blogueiros, no fim do encontro, o presidente comentou que se empenhará em esclarecer o que foi fato e o que foi versão no chamado "mensalão", pois essa história foi muito mal contada.
Blogs combativos contra golpes também podem ser combativos por reformas
Os blogs ativistas cresceram e apareceram fazendo o contraponto combativo às tentativas de golpear o governo Lula pela antiga imprensa, e foram eficientes neste papel, tornando-se fontes e referências de informação para muitas pessoas, ganhando audiência e influência. Também podem exercer este mesmo papel e serem combativos para fazer o contraponto nas reformas e políticas públicas, que enfrentam resistência de conservadores e da mesma imprensa antiga, para ficar tudo como está. Será uma de nossas pautas para 2011.

Os Amigos do Presidente Lula: Lula coloca reforma política em pauta para 2011 e prefere Constituinte exclusiva

Assita a Entrevista de Lula aos Blogueiros progressistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.