domingo, 28 de novembro de 2010

Lula elogia o encontro dos blogueiros

Blog do Miro
Altamiro Borges
sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Por Altamiro Borges
Ao final da inédita e histórica entrevista concedida por Lula à blogosfera, nesta quarta-feira (24), foi entregue formalmente ao presidente o documento aprovado pelos 330 presentes no I Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, realizado em agosto passado em São Paulo. Já com as câmeras desligadas, Lula relatou que acompanhou atentamente o evento, recebendo os informes de sua assessoria, e fez um rasgado elogio aos participantes do primeiro encontro:
- “Vocês estão de parabéns. Aquele encontro dos blogueiros foi muito importante. Mostrou que algo novo está nascendo na mídia brasileira. Os blogueiros estão rompendo o monopólio da informação, estão ajudando muito na luta pela real democratização da comunicação no país”.
As exigências da blogosfera
Lula afirmou que já conhecia o teor das resoluções aprovadas no encontro. A “carta dos blogueiros progressistas” elencou cinco bandeiras prioritárias:
1- Aplicação imediata e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL);
2- Apoio à proposta do jurista Fabio Konder Comparado de ingresso com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) por omissão do Congresso Nacional na regulamentação dos artigos 220, 221 e 223 da Constituição, que tratam da comunicação:
3- Contra o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), apelidado de AI-5 Digital, que visa castrar a liberdade na internet;
4- Exigir a elaboração de políticas públicas que incentivem a blogosfera e a diversidade informativa; contra a concentração dos recursos governamentais na velha mídia;
5- Exigir a aplicação das resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).
Convidado para o segundo encontro
Durante a longa entrevista, Lula fez duras críticas às manipulações da mídia oligárquica. Ao tratar dos variados temas, ele fez questão de alfinetar a “velha mídia”. Deixou explícita sua insatisfação com a cobertura enviesada da chamada “grande imprensa”. Revelou que o episódio do acidente com o avião da TAM, no qual sofreu um linchamento midiático, foi o “mais triste” da sua gestão.
Lula garantiu que está disposto a enfrentar a luta de idéias após a deixar a presidência. “Vou virar blogueiro e twitteiro”, afirmou. No final da entrevista, ele foi convidado para participar do segundo encontro nacional de blogueiros progressistas, previsto para maio de 2011.
Golaço dos blogueiros progressistas
A entrevista foi um golaço da blogosfera progressista. Ela golpeou a exclusividade dos barões da mídia; abalou seu monopólio. Não é para menos que os jornalões estão babando ódio, numa crise de “ciúme” patética – que confirma que o velho está morrendo e algo novo está nascendo.
Algumas falhas na organização da entrevista não podem anular o seu salto político altamente positivo. A blogosfera ganhou maior legitimidade e força com este evento histórico. A porteira foi aberta e, agora, vamos solicitar a presidenta Dilma que garanta esta prática democrática.
Os blogueiros e twitteiros de todo o país, que participaram do encontro de agosto e que realizam a guerra de guerrilhas cotidiana contra a mídia hegemônica, estão de parabéns. Aqui cabe um elogio especial ao incansável Renato Rovai, que pilotou toda a preparação da entrevista em nome da comissão organizadora nacional do primeiro encontro de blogueiros progressistas.

Altamiro Borges: Lula elogia o encontro dos blogueiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.