quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Educação é um sucesso ! Haddad responde ao PiG

Conversa Afiada

Na foto, singela homenagem de professores de SP a Paulo Renato de Souza

Saiu na pág. 3 da Folha (*) artigo do Ministro da Educação, Fernando Haddad, de título “Olhar externo sobre a evolução da educação”.
Trata-se de um texto para enfrentar o PiG (**), que tem pavor de ver pobre na faculdade: clique aqui para ler “Por que o PiG não gosta do ENEM. É porque agora pobre vai à faculdade”.
Haddad critica o “sentimento de urgência que nos capturou” – o PiG agora quer que o Brasil exiba resultados da Finlândia, depois de séculos de políticas educacionais desastrosas.
Um dos desastres foi sepultar a idéia pioneira de Darcy Ribeiro, o Brizolão, a primeira escola de tempo integral nos morros do Rio.
Clique aqui para ler “A Educação é um sucesso”, sobre entrevista de Vladimir Safatle com este ordinário blogueiro.
(A propósito: quem ajudou a desconstruir o Brizolão no Rio foi o Governador Wellington Moreira Franco, que sucedeu Brizola e derrotou Darcy na eleição. Ele cumpriu à risca a orientação ideológica – e farisaica – do Dr. Roberto Marinho. Ele criticava o Brizolão por criar uma elite nos morros: a criança que ia à escola. E isso era um absurdo ! Hoje, Welington, que tratou os Brizolões do Darcy a pão e água, é o Ministro do Futuro – sombrio – do Governo Dilma.)
Outro equivoco do PiG (**), segundo Haddad, é não admitir que “o presiddente Lula foi o que mais investiu em Educação e que em seu Governo se verificou o ponto de inflexão da curva de qualidade, que, no biênio 2000-2001, atingiu o fundo do poço”.
Quer dizer, o PiG não pode admitir que, no Governo do Farol de Alexandria, com o Ministro-Rei da Privatização da Educação, Paulo Renato de Souza, o Brasil foi à África em vez de ir à Finlândia.
Esses tucanos de São Paulo …
Haddad cita recente relatório do Banco Mundial:
“Uma criança brasileira de seis anos de idade nascida hoje no quintil mais baixo da distribuição de renda completará mais que o dobro de anos de escolaridade que seus pais. O nível médio de escolaridade da força de trabalho desde 1995 melhorou mais rápido do que o de qualquer outro país em desenvolvimento, mais do que a China, que tinha estabelecido recordes globais de aumento da escolaridade nas décadas prévias.”
O repetido boicote ao ENEM – do PiG e do Governo de São Paulo – e “a crise” que se abateu sobre Haddad,  dado como morto na fase inicial da escolha dos ministros da Dilma – tudo isso é coreografia da elite branca (e separatista, no caso de São Paulo) para combater o essencial.
Com Lula e Haddad, o pobre estuda e sobe na vida.
Que horror !
Assim não dá.
Vamos todos à Missa do Galo com o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, na companhia do Padim Pade Cerra, para espantar esses demônios !
Esse pessoal queria um Brasil de 20 milhões de pessoas – é o que dizia o Raymundo Faoro.
Paulo Henrique Amorim
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um  comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Educação é um sucesso ! Haddad responde ao PiG | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.