quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Kassab enfrenta protesto e ameaça de CPI

Foto:Terra

 Clima pós-eleição na Câmara estimula pedido de investigação contra o prefeito e impede a votação de projetos

Oposição pede CPI para apurar anistia a imóvel da família do prefeito; estudantes fazem ato contra tarifa de ônibus

JOSÉ BENEDITO DA SILVA

DE SÃO PAULO

Pouco mais de um mês após expressiva vitória na Câmara, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) vive dificuldades no Legislativo que vão de protesto apoiado pela oposição à ameaça de uma CPI, passando pela dificuldade de levar seus projetos à votação.
Parte do problema se deve à tumultuada eleição que conduziu à presidência o líder de Kassab, José Police Neto (PSDB). O rescaldo da disputa deu o tom na primeira semana da Casa em 2010.
Ontem, o prefeito tornou-se alvo da oposição com um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investir suposta ilegalidade na regularização de um imóvel pertencente à sua família.
O prédio, na Saúde (zona sul), abriga a Yapê Engenharia e a Yapê Transportes, fundadas por Kassab e pelo deputado federal Rodrigo Garcia (DEM) e hoje dirigidas pelos irmãos do prefeito.
O caso foi revelado pelo “Jornal da Tarde”. Em 2003, foi pedida a regularização do prédio, que só tinha parte da área legalizada. O processo foi indeferido em 2006, mas dois anos depois foi reaberto e deferido após intervenção do então secretário de Habitação, Orlando Almeida.
O pedido de CPI, feito por Aurélio Miguel (PR) e assinado por 19 dos 55 vereadores, visa apurar todos os processos de aprovação e regularização de edificações em tramitação na prefeitura. A aprovação requer 28 votos -na eleição, a oposição teve 25.
Em nota, a prefeitura informou que a regularização do imóvel “atendeu integralmente à legislação vigente”.

ÔNIBUS
Também ontem, cerca de 150 estudantes foram à Câmara pedir a revogação do decreto de Kassab que elevou a tarifa de ônibus de R$ 2,70 para R$ 3 no início do mês.
Com palavras de ordem contra o prefeito e apoiados no plenário pela oposição, monopolizaram a sessão e garantiram audiência na Câmara no dia 12 -o secretário dos Transportes, Marcelo Branco, será convidado.
A oposição ameaçou aprovar projeto que tira do prefeito e repassa à Câmara a prerrogativa de autorizar o aumento -hoje é por decreto.

Kassab enfrenta protesto e ameaça de CPI

fevereiro 3rd, 2011 | Autor: Jussara Seixas

Foto: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.