sábado, 26 de fevereiro de 2011

A notícia e a desinformação

Veja como uma notícia boa pode ser transformada pela mídia em uma notícia ruim. Mais uma ilustração das razões para uma urgente regulação da mídia.

A NOTÍCIA

image

Desemprego no Brasil é um dos menores entre grandes economias

fevereiro 25th, 2011 |  Autor: Jussara Seixas

Informação é do gerente de Trabalho e Renda do IBGE. Taxa de 6,1% registrada em janeiro foi a menor para o mês desde 2003.

Bernardo Tabak, G1

A taxa de desemprego brasileira é uma das menores entre as grandes economias mundiais, segundo o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. Em janeiro, a taxa de desocupação ficou em 6,1% – o menor resultado para o mês desde o início da pesquisa do IBGE.

“Antes da crise, O Brasil tinha a segunda maior taxa de desocupação entre as 20 maiores economias do mundo. Hoje, conseguimos melhorar este índice, e estamos em 15º ou 16º lugar no ranking (das maiores taxas de desemprego)”, afirmou Azeredo. “As principais potências ainda sentem os efeitos da crise de 2008, enquanto que os avanços em educação, a inserção digital e a formalização do mercado levaram o Brasil a aumentar os postos de trabalho”, acrescentou.”

Foto: Arte/G1

 

A DESINFORMAÇÃO

image 

Mídia alarmista desinforma sobre emprego

Reproduzo artigo de Paulo Donizetti de Souza, publicado na Rede Brasil Atual:

Em todos os anos o nível de emprego cai em janeiro em relação a dezembro. Isso pode ser constatado em qualquer pesquisa, de qualquer instituto e sob qualquer governo. É recorrente nos principais sites de notícias usar a comparação de janeiro com dezembro, período em parte das contratações decorrentes do período de Natal se desfaz.

Talvez seja a pressa de dar a notícia tão logo o instituto a divulgue – e logo cedo vemos as manchetes "desemprego sobe em janeiro". Talvez seja má fé, como forma de compor uma "soma" de fatores negativos que induzam ao pânico ou, no mínimo, a uma tendência favorável aos defensores dos juros altos e do freio na economia.
Isso aconteceu na manhã de quarta-feira (23), após a divulgação da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do convênio Seade/Dieese. Uma análise mais correta seria permitida comparando-se o mesmo mês, taxa de janeiro de 2011 com janeiro de 2010. Na média geral das sete regiões pesquisadas pelo convênio, o desemprego caiu de 12,4% para 10,4%. Em Salvador, a melhora se aproximou de quatro pontos percentuais; em Recife, de cinco.
Estes dados existem na pesquisa – que aponta o melhor resultado do sistema Dieese/Seade em São Paulo dos últimos 20 anos e, na média das sete regiões, o melhor desde 1998 –, mas os títulos e o texto dos principais sites desinformam.
Na manhã de quinta-feira, após a divulgação da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, foi a mesma toada nos principais sites: "Desemprego no Brasil sobe a 6,1% em janeiro" – ou seja, estava 15% menor que o desemprego de janeiro do ano passado, que foi de 7,2%. Os valores são diferentes porque o sistema Seade/Dieese tem metodologia que detecta uma proporção maior de entrevistados procurando emprego do que a seguida pelo IBGE. O que ambas têm em comum é o fato de se restringir a algumas regiões metropolitanas e não conseguir, portanto, captar tendências pelo interior do país.
Os dois medidores de desemprego nada têm a ver também com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), que divulga todo mês a diferença entre o número de trabalhadores admitidos e de dispensados com base em informações fornecidas por empresas privadas de todo o país. Em janeiro, não por acaso, o saldo de contratações com carteira assinada foi positivo em 152 mil vagas.
Enfim, num aspecto as pesquisas e o Caged concordam: este foi um do melhores janeiros da história. O noticiário matinal dos grandes portais não fez questão de destacar esse fenômeno. E os comentários de boa parte de seus leitores, alguns sarcásticos, divertem-se com a desinformação. Como dizia Odorico Paraguaçu: "A ignorância é que atravanca o progresso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.