terça-feira, 9 de agosto de 2011

A explosão da revolta em Londres

Por Altamiro Borges
Na quinta-feira, dia 4, o jovem negro Mark Duggan é morto pela polícia em Tottenham, um dos bairros mais carentes de Londres. No sábado, jovens iniciam uma onda espontânea de protestos que é violentamente reprimida pelas forças policiais. No domingo, a rebelião se espalha, atingindo o norte e o sul da capital inglesa. Ontem (8), novos confrontos resultam na prisão de 226 pessoas.
A explosão da revolta em Londres, que já contagia outras cidades, desperta o ódio da direita. O primeiro-ministro conservador, David Cameron, suspendeu suas férias e trata a questão social como caso de polícia. “O que está havendo é banditismo”, dispara a ministra Theresa May. A velha mídia, inclusive a colonizada do Brasil, trata os manifestantes como vândalos e criminosos.
Europa em chamas
Na sua cegueira reacionária, a elite finge não ver as causas da rebelião. Não faz sequer conexão entre a explosão em Londres com a “revolução dos indignados” na Espanha e as greves gerais na Grécia ou em Portugal. No caso inglês, a revolta é espontânea; nos outros países, ela é mais organizada. Mas todas têm origem nos graves problemas sociais que afligem o velho continente europeu.
Não é para menos que os saques e os confrontos com a polícia ocorrem nos bairros mais pobres de Londres, que concentram os imigrantes africanos, asiáticos e latinos explorados e humilhados pelo capitalismo inglês. A marginalização e a falta de perspectivas da juventude, inclusive, incentivam a formação de gangues e geram ainda maior violência.
Apertos neoliberais criminosos
Com o agravamento da crise econômica na Europa, os jovens e os imigrantes são os mais atingidos. O desemprego bate recordes. Para salvar os capitalistas, verdadeiros culpados pelo caos, os governos ainda cortam gastos nos programas sociais. O caso inglês é emblemático, é chocante. O conservador David Cameron adotou um plano de “austeridade fiscal” criminoso, irresponsável.
Segundo o jornal britânico The Guardian, as vítimas da crise capitalista estão totalmente desamparadas, o que levou a explosão da panela de pressão. Em algumas cidades, os programas sociais destinados aos jovens sofreram cortes de até 70%. Na subprefeitura de Haringey, onde fica o bairro de Tottenham, os cortes foram 75% e oito dos treze centros de assistência social foram fechados.
“Vai ter rebelião”
Como observa Wilson Sobrinho, correspondente do sítio Carta Maior, “a rebelião, os quebra-quebra e os saques nos arredores de Londres certamente não têm nada de organizado, mas são alguns dos primeiros sintomas a emergir da austeridade, da crise e do desemprego que assola a Grã-Bretanha”. Segundo afirma, a explosão da revolta já era previsível:
“Uma semana antes dos eventos que entram para a história de Londres como as piores rebeliões em quase três décadas, um jovem negro da comunidade de Tottenham alertava, em um vídeo produzido pelo The Guardian, para a grande panela de pressão que tinham se tornado, principalmente, as ruas dos subúrbios londrinos”. Ele terminou o vídeo com um alerta: “Vai ter rebelião”.
A velha Europa afunda na crise capitalista e vive dias de chamas e incertezas.

Altamiro Borges- A explosão da revolta em Londres

image

Confira o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.