quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ação Coordenada

Prestem bastante atenção na série de coincidências que estão se alinhando e desconfiem!
No mês de novembro, um colega, funcionário de Subprefeitura me contava que o descaso com a Cracolândia era intencional para desvalorizar a região, enquanto as construtoras compravam toda a área a preços baixos.
Lembremos que as construtoras e o setor imobiliário foram os que mais se divertiram na orgia de especulação dos últimos anos em que até mesmo a arrecadação da cidade viveu um “boom” com os impostos do setor. A AIB (Associação de Imobiliárias do Brasil) tem aumentado sua participação no financiamento de campanhas a cada eleição em São Paulo. Kassab quase foi cassado porque o Ministério Público entendia que a AIB era fachada da Secovi (Sindicato das construtoras), funcionando no mesmo prédio. O caso foi arquivado, pois o MP não conseguiu provar a ligação entre a AIB (que financiou, assim como construtoras, a eleição de Kassab) e a Secovi, da qual Kassab foi dirigente, além de ser dono de Construtora e corretor de carteirinha.
Outra coincidência tem sido o aumento do número de favelas queimadas nos últimos anos, concentradas em áreas de provável valorização. Os incêndios têm ocorrido em fins de semana e feriados e o mais recente foi o da favela Moinho próximo à Cracolândia na semana anterior ao Natal. Como informou o blogueiro Eduardo Guimarães, do blog da Cidadania, após visitar as vítimas que perderam suas casas, os moradores diziam que quase 30 pessoas não foram encontradas enquanto oficialmente falava-se de 3 mortes. Alegavam os desabrigados que a PM os coagia a silenciar o desaparecimento de mais moradores que, suspeitava-se estavam no prédio abandonado e ocupado na área da favela e que também pegou fogo. Os donos do terreno ocupado pelos moradores há 30 anos, como forma de negociar sua dívida com a prefeitura, ofereceram a área para entregar aos moradores, mas o governo, mesmo assim, optou por pedir a desocupação.
O mesmo prédio que pegou fogo há menos de duas semanas foi rapidamente implodido, a ponto da ação ter sido tão mal planejada que parte não desabou com os explosivos.
Hoje, o Bom Dia Brasil anunciou, finalmente, a intervenção dos governos municipal e estadual na Cracolândia. A PMSP decidiu, no último ano de Kassab e logo agora, deixar de fazer vista grossa e oferecer atendimento aos usuários de drogas, retirando-os da rua e da região. Será uma boa notícia se tivermos certeza daqui a dois meses, que estas pessoas estarão recebendo ainda tratamento. Mas será uma grande coincidência para fechar essa série e confirmar a hipótese do colega da Subprefeitura, se neste ano, a região da Cracolândia e da favela Moinho for tomada por grandes construções de imóveis com enorme capacidade de valorização, dessa vez com a atenção do poder público para a região. Já que não há investigação, vamos observar, conferir e, principalmente, sempre desconfiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.