terça-feira, 22 de maio de 2012

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS PEDEM MAIOR REAJUSTE SALARIAL

Rodrigo Camargo

Mais de 500 pessoas participaram nesta terça-feira (22) de audiência pública promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa para debater o Projeto de Lei (PL) 155/2011, do Executivo, que dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais.

De acordo com a Constituição, os servidores devem ter seus vencimentos corrigidos anualmente. Em São Paulo, desde 2003, o aumento é simbólico. O PL 155/2011 fixa o reajuste em 0,01%. Por isso, os mais de 200 mil funcionários públicos ativos e inativos da capital paulista reivindicam uma reposição salarial de acordo com a inflação acumulada nos dois últimos anos, o que corresponderia a cerca de 13%.

“Somos contrários a esse Projeto de Lei e esperamos que os vereadores não aprovem essa matéria. Neste momento, a reposição de 13% é apenas para recuperarmos aquilo foi perdido nos dois últimos anos”, argumentou Luiz Rezende, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (Sindsep).

O vereador Arselino Tatto (PT), presidente da CCJ, lembrou que ainda haverá outra audiência pública sobre o tema e que o projeto ainda será alvo de debate na Casa. “O reajuste de 0,01% é muito ruim e certamente apresentaremos um substitutivo”, revelou.

Também presente na audiência pública, o vereador Claudio Fonseca (PPS) manifestou-se contrário à proposta apresentada pelo Executivo. “Vamos apresentar o substitutivo proposto pelo Sindsep e votaremos com o funcionalismo público”, garantiu.

Quito Formiga (PR) demonstrou apoio aos servidores públicos municipais e afirmou que “será feito o que for preciso para beneficiar os trabalhadores”.

Justificando o reajuste de 0,01%, a assessora da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão Dolores Maria dos Santos disse que este valor se soma a outros benefícios já concedidos durante o ano como, por exemplo, as gratificações. A assessora desta pasta ainda acrescentou que o Executivo tem dado reajustes a categorias específicas após negociações pontuais.

No entanto, Rezende alegou que as gratificações não estão relacionadas a um aumento real do salário. “Na hora de receber o 13º, quando a pessoa se aposenta ou precisa de uma licença médica a gratificação não é concedida. E na hora de justificar o reajuste de um centésimo o governo apresenta essa justificativa”, questionou o diretor do sindicato.

MANIFESTAÇÃO

Antes do início da audiência pública, os servidores realizaram uma manifestação em frente à Câmara Municipal pedindo para que os vereadores não aprovem o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo.

(22/05/2012 - 18h40 Servidores públicos municipais pedem maior reajuste salarial – SITE DA CÂMARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.